Eu cravaria o bispo jogando a torre na coluna de cima (Tc8), o adversário vai ter que capturar o peão com o K. Não consigo ver um mate tão rápido mas essa jogada é ganhadora, já que teríamos um K encurralado nas colunas a e b e um rei solto com um peão para promover .
Sim, aí o bispo ficaria cravado enquanto o rei branco, alternando movimento com o peão para impedir o cheque de torre, avança até tomar o bispo ou mesmo a torre. O peão da coluna g será invariavelmente promovido.
Me lembrou de quando o Estadão publicava problemas como esse todos os dias ..... e o legal era que alguns eram reproduções de finais de partida dos grandes mestres ...
Pensei...pensei...pensei...declino.
ResponderExcluirBoa Borges. Muito espirituoso.
ExcluirEu cravaria o bispo jogando a torre na coluna de cima (Tc8), o adversário vai ter que capturar o peão com o K. Não consigo ver um mate tão rápido mas essa jogada é ganhadora, já que teríamos um K encurralado nas colunas a e b e um rei solto com um peão para promover .
ResponderExcluirSim, aí o bispo ficaria cravado enquanto o rei branco, alternando movimento com o peão para impedir o cheque de torre, avança até tomar o bispo ou mesmo a torre. O peão da coluna g será invariavelmente promovido.
ExcluirMe lembrou de quando o Estadão publicava problemas como esse todos os dias ..... e o legal era que alguns eram reproduções de finais de partida dos grandes mestres ...
ResponderExcluirO cronista era o Grande Hélder Câmara, Mestre Internacional e árbitro de Xadrez. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente.
ResponderExcluir