06 de Março de 2012

O vinho do dia
Para esse encontro, desta vez na casa do Noronha, onde fomos muito bem recebidos, inclusive pela Nikita, o vinho escolhido foi o trazido pelo Jaime, Pata Negra, safra 2009. Como demonstram os especialistas a casta Tempranillo é o grande expoente das terras de Izabel de Castela, Cervantes e Ruy Lopes, claro. Produzido na região de Valdepeñas, pela Bodega Los Llanos, originalmente consistia em 80% de Tempranillo e 20% de Cabernet Sauvignon. Coloração rubi intensa, tem notas de amora e lembra também baunilha. Taninos presentes porém suaves. o nome Pata Negra vem do famoso presunto Jamón Ibérico ou Casco Negro, cura espanhol famoso mundialmente, feito do pernil de porcos pretos ibéricos.
"Imediatamente após o desmame , os leitões são engordados em cevada e milho por várias semanas. Os porcos são, então, liberados para vaguear nos bosques de carvalho e de pastagens para se alimentar naturalmente na grama, ervas , bolotas (fruto do azinheiro) e raízes até se aproximar o tempo de abate. Nesse ponto, a dieta pode limitar-se estritamente a azeitonas ou bolotas para a melhor qualidade do jamón ibérico, ou pode ser uma mistura de bolotas e ração comercial para qualidades menores. Os presuntos provenientes dos porcos abatidos são salgados e deixados para começar a secagem durante duas semanas, após o que são lavados e deixados a secar durante mais quatro a seis semanas. O processo de cura, em seguida, leva pelo menos doze meses, embora alguns produtores curem seus Jamones por até 48 meses." (apud Wikipédia espanhola).
Para quem se interessou pelo produto para acompanhar o vinho do mesmo nome, na internet oferecem a 400 reais a peça, que deve ter em torno de 3,5 kilos. No distrito de Roberto, município de Catanduva, lá perto da progressista cidade de Santa Adélia, há um frigorífico que produz um de excelente qualidade, embora não tenhamos o preço. Falem com o Nei (e paguem, claro) que ele traz. Falando em Nei, após um longo e tenebroso inverno, o mesmo venceu o torneio de xadrez, sem derrotas, que contou oito participantes, com as "avis raras, avis caras" Daniel e Marcão.

Comentários