13 de Agosto de 2010

Três garrafas consumidas e já nossas conhecidas. Fincas Privadas Cabernet Sauvignon, Aresti das mesmas uvas e uma terceira da qual não me recordo. Pena dizer que três foi demais.

Comentários

  1. Tempo Frio pede Vinho Tinto
    Basta a temperatura cair um pouco, que a frase que mais escuto é: ”hoje é um bom dia para tomar vinho” Mas por que será que o vinho está associado ao frio?(Não para mim, eu sou daquelas pessoas que sonham com o dia que vão vender espumante geladinho na praia, sinceramente acho que é a melhor pedida: borbulhante, fresco, leve e alegre, combinou!) Mas estamos no inverno (será por causa do álcool, que dá a sensação de esquentar?) e o frio está ai, (para alguns) e muitos associam o vinho ao clima e o vinho escolhido é quase sempre o tinto.

    Será por causa da cor? Que é uma cor quente? Não só, tem a ver também com a temperatura de serviço, pois o vinho tinto normalmente é servido na temperatura ambiente,(salvo nos dias muito quente, quando ele precisa ser resfriado) pois ele não precisa ser gelado (como os brancos e os espumantes).

    Mas será que a temperatura de serviço é importante? É sim e muito! E tem tudo a ver com a temperatura ambiente. Servir um vinho tinto, quente quando a temperatura local é de 30°C, certamente o vinho vai estar alcoólico e muito amargo. O certo seria servir o vinho a 18°C, e para isto precisamos então resfriar o vinho, que pode ser feito dentro de um balde de gelo e água ou na geladeira. Claro que se você tiver uma adega climatizada já sai na temperatura perfeita.



    Lembre-se:

    Temperatura de serviço dos vinhos:
    -Vinhos Tintos Encorpados: 18°C
    -Vinhos Tintos Leves: 15/16°C
    -Rosés: 12/14°C
    -Brancos Encorpados: 14°C
    -Brancos Leves: 10/12°C
    -Doces / Licorosos: 12/14°C
    -Espumantes: 6/8°C
    -Espumantes Doces: 6°C

    Sugestão:
    -Vinho pode ser consumido em qualquer clima desde que a temperatura de serviço seja a certa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário